Entrevista com o piloto da Formula jr.
Vitor Borges Fernandes, 17 anos, esta a 1 ano e meio ou posso dizer a 2 anos no automobilismo, é Representante de Uberlândia, Minas Gerais.

1. Vitor, quando você começou a gostar de Automobilismo, quando foi que isso aconteceu e quando foi que você começou a sua carreira de piloto?
Resposta: Comecei a gostar de esporte a motor aos 10 anos por influencia do meu pai que e apaixonado por Moto GP e assistia algumas corridas de Formula 1. Mas só iniciei minha carreira aos 15 anos em 2011.

2. Vitor, você esta relativamente a pouco tempo no automobilismo, como é o aprendizado de alguém que esta a 1 ano e meio de carreira e já passa do Kart para um carro Monoposto como um Formula?
Resposta: Difícil, porque tenho apenas um ano em competições, e uma corrida tanto monoposto quanto de kart exige muita concentração e preparo físico do piloto.

3. Vitor, como esta o automobilismo dai de Minas Gerais que não tão visto pela mídia, apenas agora começa a ser mais visto que tem até pista no seu estado, Aproveitando essa pergunta também pergunto a você, como esta o Kartismo em Minas Gerais?
Resposta:Aqui em Minas não ha tanta influencia do esporte, como em São Paulo ou Rio Grande do Sul, principalmente aqui em Uberlândia. Temos apenas um autódromo o Mega Space em Santa Luzia. Já o kartismo acho que exerce grande influencia no Brasil, visto que ha grandes pilotos mineiros correndo em competições nacionais e internacionais.

4. Vitor, como você ver a busca de patrocinadores para um piloto de automobilismo num país em que a mídia e os patrocinadores olham quase que inteiramente para o futebol e dessa forma é mais difícil ter sucesso em um esporte como o automobilismo?
Resposta: Realmente, é bastante complicado conseguir apoio de patrocinadores, principalmente aqui em Uberlândia onde poucos se interessam por automobilismo.

5. Vitor, Me Fala sobre as diferenças entre um Kart e um carro de Formula como o Formula Jr. Quais são as diferenças entre um kart que por mais rápido que seja não tem comparação para um formula em que você chega a 100 cavalos de potência e a quase 200 km/h
Resposta: A principal diferença e na maneira de guiar, sendo que no kart a tocada e mais agressiva e não se usa muito o freio, além da sensação de velocidade ser muito maior por estar mais próximo do chão. Já no Formula a tocada e mais suave utilizando bastante os freios.

6. Após as 4 primeiras rodadas duplas como você avalia o seu campeonato, qual seria a lição para tirar desse seu começo na Formula jr. para que você tenha uma segunda parte de campeonato melhor?
Resposta: Essa primeira metade do campeonato foi mais para adaptação e aprendizado sobre o carro e a categoria, mas acho estou fazendo um bom campeonato considerando o curto tempo que tenho no automobilismo.

7. Me fale pouco da sua equipe na Formula jr. a Satti Racing?
Resposta: E uma equipe iniciante no automobilismo, criada pelo piloto Eduardo Satti que sempre nos deu atenção, nos ajudou e ensinou muito durante essas quatro etapas da Formula Jr, é uma ótima equipe que tem capacidade de brigar por vitorias.

8. Após 4 corridas você pode falar sobre cada uma das pistas em que você correu nessa temporada na Formula Jr. (Tarumã, Guaporé e Velopark), As características de cada uma dessas pistas e o que você Espera da pista de Santa Cruz do Sul?
Resposta: A primeira corrida do ano foi realizada no autódromo de Taruma, uma pista de alta velocidade considerada a mais rápida do Brasil com 9 curvas, sendo 5 delas de alta velocidade. Já o Velopark foi onde tive meu primeiro contato com um Formula Jr, é um circuito mais curto com curvas mais fechadas e retas mais curtas. E Guaporé um autódromo também curto, mas com curvas de alta e baixa velocidade e com uma longa reta de quase 1Km. Acho que Santa Cruz do Sul sera uma das mais difíceis e interessantes do campeonato, devido suas curvas e sua longa reta.

9.Para você Vitor, quais seriamos principais candidatos ao Título da Formula jr. em 2013?
Resposta: Acho que os principais candidatos ao titulo seriam Victor Matzenbacker da equipe MC Tubarão e Lucas Alves da Quadrado Racing.

10. Sobre o seu planejamento na sua carreira, Você pretende chegar a Formula 1?
Resposta: Sim, como todo piloto que pretende seguir carreira no automobilismo.

11. Mas caso você acabe não conseguindo chegar a Formula 1, Qual seria uma categoria chama a sua atenção para ser a sua alternativa para a sua Carreira?
Resposta: Acho que a própria Stock Car brasileira ou a Formula Indy.

12. Vitor. Em uma Frase fale sobre:

Automobilismo Mineiro: Pouco reconhecido pela mídia

Família no Automobilismo: Torce para que agente continue praticando o esporte

Tarumã: Pista de desafiadora com curvas de alta velocidade

Mídia Esportiva: Infelizmente foca mais no futebol

Satti Racing: Ótima equipe com chace de brigar por vitorias

13. Vitor, você tem um irmão que corre com você na mesma Categoria que você e na mesma equipe que você corre que é o Lucas Borges Fernandes, vocês se ajudam um ao outro nessa aprendizagem que vocês estão tendo, nessa nova experiência em suas carreiras?
Resposta: Sim, desde o kart agente troca ideias sobre a pista e o carro para ver os erros e acertos sobre traçado, ponto de frenagem, ponto de aceleração, tomada de curva, etc.

14. Vitor, como é o apoio na Família no automobilismo, como a Família participa da sua carreira para você e o seu irmão continuarem em frente na carreira seja nos dias de vitória ou nos dias em que nada dá certo para vocês dois, seja por falha do equipamento ou por acidente ou por Erro Humano?
Resposta: Meus pais sempre estiveram presentes nas nossas corridas, nos incentivado e apoiando, seja em dias bons ou ruins, e também sempre nos ajudaram na questão dos patrocinadores para que agente continue praticando o esporte.

15. Vitor, Fale dos seus patrocinadores que estão ajudando você nessa caminhada rumo ao sucesso no Automobilismo?
Resposta: Infelizmente ainda não conto com ajuda de patrocinadores.

16. Qual seria o seu ídolo no Automobilismo?
Resposta: Acho Ayrton Senna, por ter sido o melhor piloto de todos os tempos.

17. Minha última pergunta é essa, Quem seria Vitor Borges Fernandes?
Resposta: Um jovem que gosta muito de automobilismo e que quer seguir carreira no esporte.

Vitor, Muito Obrigado pela entrevista, pode deixar vou entrevistar o seu irmão Lucas, Desejo para você e para todos os outros pilotos da Formula jr. uma boa sorte para todos vocês.

free counters