Entrevistado:
Vicente G. de Mello
Entrevistador: Deivison da Conceição da Silva
1. Vicente,
Desde de quando esse amor pela velocidade esta com você? E quando
você começou a gostar de formula 1?
Resposta: Cara, para falar a verdade, não sei lhe dizer quando
começou esse meu gosto por corridas. Acho que isso tudo se
deve ao fato de que meus brinquedos favoritos eram carrinhos e ao
fato de gostar de F1 deve-se ao fato de ter nascido numa das melhores
épocas para o Brasil, que já tinha o Emerson com dois
campeonatos mundiais, veria Nelson Piquet ultrapassar essa marca com
o seu terceiro título e também existia uns pilotos muito
promissores, que só estava esperando um bom carro para mostrar
todo o seu potencial: Ayrton Senna, que se tornaria um dos melhores
pilotos de todos os tempos.
2. Me conte uma coisa, de todas os pilotos de Formula 1 que você
já viu correr, qual para você foi o melhor piloto da
história?
Resposta: Puxa, essa pergunta é uma das mais complicadas. É
que nem escolher time de futebol. Existem vários fatores que
fazem você escolher este ou aquele time. Mas no meu caso é
simples e digo o porquê. Para mim, o melhor piloto de F1 foi
o Nélson Piquet. Isso se deve muito pela influência de
meu pai, este sim, Piquetzista doente, pois quando eu fui ter realmente
a noção das corridas de F1, ouvia sempre meu pai dizer
das conquistas dele, da competência como acertador de carros,
sua personalidade forte e do seu caráter como piloto. E essas
coisas marcaram muito a minha infância e fazem com que eu ainda
tenha uma grande admiração pelo Piquezão.
3. Sobre a Eterna discussão Michael Schumacher x Ayrton Senna,
será que tem sentido comparar os dois?
Resposta: Eu acho que não. São dois espetaculares pilotos,
mas o fato da morte de Senna impediu uma verdadeira comparação
entre os dois, pois quando aconteceu o fatídico dia 1 de Maio
de 1994, Senna estava no auge da sua forma como piloto e Schumacher
estava em franca ascensão.
4. Pra você, o que você acha dessa nova geração
de futuros campeões, será que ela pode repetir ou melhorar
e deixar a formula mais fantástica do que foi no passado?
Resposta: Para mim, tudo tem seu tempo, sua época. Existem
sim, pilotos muito talentosos hoje em dia como o Alonso, o Massa,
o Hamilton, o Vettel e o Kubica. Mas como a F1 de hoje depende muito
de ter um carro bom para vencer, fica muito complicado haver aquela
disputa acirrada dos anos 80.
5. Pra Você, o que você achou do Balestre e o que você
esta achando do Max Mosley?
Resposta: Apesar da polêmica desclassificação
de Senna naquele GP do Japão de 1989 que entregou de bandeja
o 3º titulo mundial de F1 de Prost, considero que Jean-Marie
Balestre foi um dos personagens mais importantes para a F1, colaborando
para tornar a F1 de uma competição de equipes quase
amadora, para esta categoria de ponta que é agora. Ajudou a
aumentar a segurança dos carros e dos circuitos uma fase onde
a tecnologia cada vez tomava mais espaço na categoria, sem
prejudicar a competição. Já Max Mosley, tirando
seus escândalos em sua vida particular, teve seu papel importante
na expansão da F1, principalmente para paises da Ásia,
e fez da F1 um esporte que envolve milhões e nem a proibição
da propaganda tabagista que imperava nas corridas, fez com que deixasse
de ser um esporte de cifras milionárias.
6. Quem é Pior, Max Mosley ou Balestre?
Resposta: Ah, sem dúvidas, por tudo o que eu disse acima, Mosley.
Parece que ele quer estragar tudo que fez de bom nesses tempos com
essa briga boba com a FOTA e o escândalo com orgia nazista fez
com que ele caísse em descrédito total.
7. Quais
foram os acertos e os erros de Bernie Ecclestone em relação
a Formula 1?
Resposta: Imagino que a F1 não seria a mesma coisa sem ele.
Presidindo a FOM e FOA, ele foi principal responsável pelo
meio de campo entre as equipes e a FIA para costurar o pacto da concórdia,
este que está sendo muito discutido nesse ano. Não tem
como negar que ele é um excelente administrador, mas suas palavras
de elogio a Hitler e a regimes totalitaristas foram pontos negativos
da sua presidência.
8. Qual
categoria de acesso a Formula 1 pra você é melhor para
se formar um piloto, a GP2 Series ou a Formula 2?
Resposta: Hoje, sem duvida nenhuma, a GP2. A Formula 2 ainda está
engatinhando, é uma promessa. Ao contrário da GP2, que
é uma realidade e o fato de o atual campeão da F1 ter
vindo dela diz tudo.
9.
O Que você achou da recriação da Formula 2, será
que a proposta da categoria de ser uma porta de acesso para a Formula
1 vai funcionar?
Resposta: Olha, é uma forma legal de preparar pilotos para
a F1. Acho que quanto mais categorias de base, melhor é. Vamos
ver se a Formula 2 veio para ficar ou se é apenas fogo de palha.
10. Quais são as maiores diferenças para a Formula de
hoje em relação a Formula 1 dos anos 70 e 80?
Resposta: Ah, a diferença é imensa. As pistas, os carros,
a organização, a tecnologia utilizada. Hoje a F1 é
um negócio milionário que abrange o mundo todo. Já
deixou para trás aquela competição semi-amadora
para se tornar a categoria mais importante do mundo.
11. Por que hoje existe tão poucas equipes na Formula 1 Moderna?
Resposta: O grande culpado é o alto valor em jogo. E com a
entrada as montadoras, a vida das equipes independentes ficou mais
complicado. Elas não dispõem dos valores exorbitantes
que as montadoras possuem para acompanhar o desenvolvimento técnico
das outras equipes, daí essa defasagem técnica desestimula
a entrada de mais equipes.
12. Quais são as chances da Formula 1 voltar a ter mais de
13 Equipes no Grid em 2010, e se temos chance de voltamos a ter a
Formula 1 dos anos 70 e 80?
Resposta: Acho difícil voltar aos anos 70 e 80. Principalmente
porquê existia muita equipe que só servia para fazer
numero na F1 antiga. Equipes que nem beiravam o amadorismo, só
serviam para colocar em risco seus pilotos e os demais que participavam
das corridas. Agora, vamos ver se terão mesmo 13 equipes no
ano que vem. Numa época que qualquer crise faz com que montadores
revejam seus planos de marketing, a primeira coisa que eles vão
cortar são os gastos estratosféricos da F1.
13. Para você seria uma boa idéia a venda e compra de
Chassis pelas equipes pequenas?
Resposta: Olha, vejo isso com bons olhos. Porquê é uma
via de duas mãos. Do mesmo modo que as novas equipes podem
ter um material competitivo a um preço razoável, as
equipes fornecedoras passam a ter um campo de análise maior,
para fazer melhorias em seus projetos, coisa que o limite de teste
imposto dificulta.
14. O
Que você achou da Saída da Honda no Final da Temporada
passada, e da BMW Sauber ao final dessa temporada, Pra você
foi uma saída por causa da Crise econômica ou pelos fracos
desempenhos?
Resposta: Acho que foi uma somatória de todos esses fatores.
Para essas equipes-montadoras, a F1 é apenas uma propaganda
para vender seus carros, nada mais. Ai, juntando a crise mundial e
os fracos desempenhos, apesar do grande investimento na F1, fizeram
com que essas equipes deixassem a F1.
15. Quais das novas equipes têm mais condições
de fazer um bom trabalho em 2010. (USF1/Manor/Campos/Lotus).
Resposta: Ainda é um pouco cedo para saber qual das novas equipes
se sairá melhor. O que eu acho é dificilmente essas
equipes vão lutar por vitórias, pois até agora
não se sabe quem vai pilotar para esses times e nem como está
o processo de criação dos carros. Mas como haverá
algumas alterações no regulamento para o próximo
ano, podemos ter algumas boas surpresas (é só ver nesse
ano a Brawn, que a menos de 2 meses antes de começar o campeonato,
ninguém acreditava na sua participação).
16. O que você esta achando desse escândalo da Equipe
Renault de ter feito o piloto Brasileiro Nelsinho Ângelo Piquet
bater de propósito para favorecer o seu companheiro de equipe
o espanhol Fernando Alonso ter a possibilidade de vencer o GP de Cingapura
de 2008?
Resposta: Acho muito decepcionante para a F-1. Sabemos que jogo de
equipe sempre aconteceu na F1 e sempre acontecerá, mas acho
que chegou num nível absurdo. Uma vergonha para o automobilismo
e para a F1.
17. Qual Seria a punição Ideal para Flavio Briatore,
Pat Symmons, Nelsinho Ângelo Piquet e Fernando Alonso?
Resposta: Considero a punição dada ao Briatore e a Symmons
justa. Com relação ao Nelsinho, acho sim que ele deveria
receber uma punição. Pois ficou um clima de impunidade,
tanto para ele como para a Renault. Acho que talvez a suspensão
dele por um ano e uma multa para a Renault estariam de bom tamanho.
Sobre Fernando Alonso, ainda estou em dúvidas se ele merece
algum tipo de punição. Apesar de ele ter sido o maior
beneficiado desse esquema, não sei se ele realmente sabia de
toda a armação e também seguindo o mesmo raciocínio
que levou a absolvição do Nelsinho, já que a
FIA disse que o espanhol se prontificou a ajudar nas investigações,
não haveria sentido em puni-lo.
18. Faça-Me uma breve retrospectiva sobre o que se passou até
agora dessa temporada? E me diga, quem é melhor no geral: Button
ou Barrichello?
Resposta: Olha, acho que as 6 vitórias em 7 corridas do Jenson
Button já dizem por si só. Mesmo ele vindo com desempenhos
abaixo da média e com o Barrichello numa fase atual melhor,
o começo de campeonato arrasador é preponderante para
eu dizer que no geral, o Button foi melhor até agora. Mas tudo
isso pode ser desprezado caso ele não consiga ganhar o campeonato,
algo que, na minha opinião, não acredito que aconteça.
19. Sobre Felipe Massa, quando ele poderia chegar nesse momento ao
ápice em termos de resultado nessa temporada, ele sofre aquele
acidente esquisito no GP da Hungria, depois de um acidente que poderia
ter custado à vida e que fez ele parar de correr por um tempo,
será que ele vai voltar a ser o mesmo Felipe Massa de antes
do acidente ou vai acabar sendo um piloto bem menos arrojado e até
menos competitivo que antes?
Resposta: Não sei se ele poderia alcançar muita coisa
nesse campeonato. A Ferrari, depois de vários anos lutando
pelo campeonato, errou na mão na hora de construir o carro
deste ano. Os resultados que o Felipe e o Raikkonen alcançaram
este ano estão muito acima do que à equipe poderia imaginar,
é só ver o rendimento dos substitutos do Felipe para
termos uma idéia. E com relação ao retorno dele,
imagino que quando ele colocar o capacete e sentar num carro de F1,
ele vai esquecer tudo o que aconteceu e só vai pensar em acelerar
fundo.
20. Rubens Barrichello que começou o ano com dificuldades no
seu carro e na equipe, e isso fez que o inglês abrisse 26 pontos
para o veterano brasileiro de 37 anos, porem Button não corre
com a mesma forma que antes, e ver sua liderança ser ameaçada
cada vez mais e hoje a vantagem esta em 14 pontos, Rubens Barrichello
tem chances, ou melhor, tem mais chances de Campeonato nesse momento
que Jenson Button?
Resposta: É o que eu disse, as vitórias do Button no
começo deram a ele uma enorme vantagem para ele. E com o decorrer
do campeonato, em que as coisas ficaram mais niveladas com outras
equipes brigando por vitórias, ficou muito mais cômoda
a situação dele.
21. Com essa queda repentina de Jenson Button, o piloto que julgavam
imbatível no inicio de temporada, que nas últimas seis
corridas fez somente 19 pontos contra os 31 que Rubens Barrichello
fez nesse período. Em Sua opinião, será que os
ingleses são os que sentem mais esse tipo de pressão
do que outros paises?
Resposta:
Eu acho que não é algo exclusivo de um determinado país.
O que eu acho é que no caso do Button é mais cautela
mesmo. É tipo aquele jargão do futebol de “jogar
com o regulamento debaixo do braço”. No caso do Hamilton,
eu acho que o fator que mais pesou foi o título de 2007 que
ele perdeu e foi duramente criticado por correr arrojadamente, sem
pensar em administrar a vantagem que tinha no campeonato e que no
ano seguinte, em 2008 quase custou o título por ter andado
sempre num estilo mais conservador, principalmente em Interlagos,
onde conseguiu aquela ultrapassagem na última curva. Esta certo
que esta é a nona temporada do Button na F1 e a terceira do
Hamilton, mas eu acho precipitado dizer que os pilotos ingleses não
suportam a pressão de conquistar um campeonato.
22. Hoje, qual é o melhor piloto da Formula 1 na atualidade,
em termos emocionais, de velocidade e de técnica?
Resposta: Olha, esta é uma pergunta difícil de responder.
Porque para julgar este ou aquele piloto o melhor, não é
só ver quem esta na frente na classificação do
campeonato. É preciso ver também como está o
rendimento do seu carro e como está se saindo seu companheiro
de equipe. Por isso considero hoje dois pilotos que estão pilotando
muito são Nico Rosberg e Fernando Alonso. O Rosberg porque,
com o medíocre carro da Williams com motor Toyota, está
andando na frente dos pilotos da equipe nipônica e vem se destacando
desde a última temporada e o Alonso está levando a carroça
francesa nas costas e mesmo que equipe só dê atenção
a ele, seus resultados são surpreendentes.
23. Quais serão os brasileiros acedentes de categorias menores
que na sua opinião podem correr na Temporada de 2010?
Resposta: Coloco muita fé no Bruno Senna e no Lucas Di Grassi.
Imagino que estes dois são os que mais estão preparados,
no momento, para pilotar um carro de F1. O fato de já ter tido
algum contato com os carros de F1 fazem deles principais candidatos
a pilotarem numa equipe, mesmo com Bruno Senna meio que afastado do
meio da F1, correndo de carros da ALMS e do Lucas Di Grassi com um
decepcionante 3º lugar no campeonato da GP2. Os demais brasileiros
que disputaram a GP2, Diego Nunes, Alberto Valério e Luiz Razia
ainda terão que mostrar muita coisa para almejar um lugar na
F1.
24. Quem em Sua Opinião seria o melhor para ocupar o cargo
de presidente da FIA depois dessa gestão Max Mosley?
Resposta: Não sei se um ou outro seria o melhor presidente
da FIA. Ambos têm suas virtudes e seus pontos fracos. O ideal
seria os dois trabalharem para fazer uma FIA mais democrático,
com novas idéias e com o foco não só na F1, mas
também nas categorias de acesso e principalmente dar suporte
as federações de automobilismo de cada pais em seus
campeonatos e manutenção dos circuitos. É só
ver a situação da CBA hoje, que só dá
atenção para a Stock Car e a F-Truck, deixando de lado
outras categorias tão importantes para a formação
de pilotos.
Deivison: Deixe seu recado e seus agradecimentos Vicente:
Vicente: Agradeço a você, Deivison pela oportunidade
de comentar sobre um assunto que eu gosto muito, que é o automobilismo
e relembrar de momentos em que o automobilismo foi marcante em minha
vida. O fato de eu ter nascido numa época de glórias
na F1 fez, com toda certeza, me tornar um apaixonado pela velocidade.
Deivison: Valeu foi um prazer entrevistar você.
Vicente: Um abração pra você! E muito obrigado
acima de tudo por ter aceitado a entrevista.
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