Entrevistas:

Entrevistado: Vicente G. de Mello
Entrevistador: Deivison da Conceição da Silva

1. Vicente, Desde de quando esse amor pela velocidade esta com você? E quando você começou a gostar de formula 1?
Resposta: Cara, para falar a verdade, não sei lhe dizer quando começou esse meu gosto por corridas. Acho que isso tudo se deve ao fato de que meus brinquedos favoritos eram carrinhos e ao fato de gostar de F1 deve-se ao fato de ter nascido numa das melhores épocas para o Brasil, que já tinha o Emerson com dois campeonatos mundiais, veria Nelson Piquet ultrapassar essa marca com o seu terceiro título e também existia uns pilotos muito promissores, que só estava esperando um bom carro para mostrar todo o seu potencial: Ayrton Senna, que se tornaria um dos melhores pilotos de todos os tempos.

2. Me conte uma coisa, de todas os pilotos de Formula 1 que você já viu correr, qual para você foi o melhor piloto da história?
Resposta: Puxa, essa pergunta é uma das mais complicadas. É que nem escolher time de futebol. Existem vários fatores que fazem você escolher este ou aquele time. Mas no meu caso é simples e digo o porquê. Para mim, o melhor piloto de F1 foi o Nélson Piquet. Isso se deve muito pela influência de meu pai, este sim, Piquetzista doente, pois quando eu fui ter realmente a noção das corridas de F1, ouvia sempre meu pai dizer das conquistas dele, da competência como acertador de carros, sua personalidade forte e do seu caráter como piloto. E essas coisas marcaram muito a minha infância e fazem com que eu ainda tenha uma grande admiração pelo Piquezão.

3. Sobre a Eterna discussão Michael Schumacher x Ayrton Senna, será que tem sentido comparar os dois?
Resposta: Eu acho que não. São dois espetaculares pilotos, mas o fato da morte de Senna impediu uma verdadeira comparação entre os dois, pois quando aconteceu o fatídico dia 1 de Maio de 1994, Senna estava no auge da sua forma como piloto e Schumacher estava em franca ascensão.

4. Pra você, o que você acha dessa nova geração de futuros campeões, será que ela pode repetir ou melhorar e deixar a formula mais fantástica do que foi no passado?
Resposta: Para mim, tudo tem seu tempo, sua época. Existem sim, pilotos muito talentosos hoje em dia como o Alonso, o Massa, o Hamilton, o Vettel e o Kubica. Mas como a F1 de hoje depende muito de ter um carro bom para vencer, fica muito complicado haver aquela disputa acirrada dos anos 80.

5. Pra Você, o que você achou do Balestre e o que você esta achando do Max Mosley?
Resposta: Apesar da polêmica desclassificação de Senna naquele GP do Japão de 1989 que entregou de bandeja o 3º titulo mundial de F1 de Prost, considero que Jean-Marie Balestre foi um dos personagens mais importantes para a F1, colaborando para tornar a F1 de uma competição de equipes quase amadora, para esta categoria de ponta que é agora. Ajudou a aumentar a segurança dos carros e dos circuitos uma fase onde a tecnologia cada vez tomava mais espaço na categoria, sem prejudicar a competição. Já Max Mosley, tirando seus escândalos em sua vida particular, teve seu papel importante na expansão da F1, principalmente para paises da Ásia, e fez da F1 um esporte que envolve milhões e nem a proibição da propaganda tabagista que imperava nas corridas, fez com que deixasse de ser um esporte de cifras milionárias.

6. Quem é Pior, Max Mosley ou Balestre?
Resposta: Ah, sem dúvidas, por tudo o que eu disse acima, Mosley. Parece que ele quer estragar tudo que fez de bom nesses tempos com essa briga boba com a FOTA e o escândalo com orgia nazista fez com que ele caísse em descrédito total.

7. Quais foram os acertos e os erros de Bernie Ecclestone em relação a Formula 1?
Resposta: Imagino que a F1 não seria a mesma coisa sem ele. Presidindo a FOM e FOA, ele foi principal responsável pelo meio de campo entre as equipes e a FIA para costurar o pacto da concórdia, este que está sendo muito discutido nesse ano. Não tem como negar que ele é um excelente administrador, mas suas palavras de elogio a Hitler e a regimes totalitaristas foram pontos negativos da sua presidência.

8. Qual categoria de acesso a Formula 1 pra você é melhor para se formar um piloto, a GP2 Series ou a Formula 2?
Resposta: Hoje, sem duvida nenhuma, a GP2. A Formula 2 ainda está engatinhando, é uma promessa. Ao contrário da GP2, que é uma realidade e o fato de o atual campeão da F1 ter vindo dela diz tudo.

9. O Que você achou da recriação da Formula 2, será que a proposta da categoria de ser uma porta de acesso para a Formula 1 vai funcionar?
Resposta: Olha, é uma forma legal de preparar pilotos para a F1. Acho que quanto mais categorias de base, melhor é. Vamos ver se a Formula 2 veio para ficar ou se é apenas fogo de palha.

10. Quais são as maiores diferenças para a Formula de hoje em relação a Formula 1 dos anos 70 e 80?
Resposta: Ah, a diferença é imensa. As pistas, os carros, a organização, a tecnologia utilizada. Hoje a F1 é um negócio milionário que abrange o mundo todo. Já deixou para trás aquela competição semi-amadora para se tornar a categoria mais importante do mundo.

11. Por que hoje existe tão poucas equipes na Formula 1 Moderna?
Resposta: O grande culpado é o alto valor em jogo. E com a entrada as montadoras, a vida das equipes independentes ficou mais complicado. Elas não dispõem dos valores exorbitantes que as montadoras possuem para acompanhar o desenvolvimento técnico das outras equipes, daí essa defasagem técnica desestimula a entrada de mais equipes.

12. Quais são as chances da Formula 1 voltar a ter mais de 13 Equipes no Grid em 2010, e se temos chance de voltamos a ter a Formula 1 dos anos 70 e 80?
Resposta: Acho difícil voltar aos anos 70 e 80. Principalmente porquê existia muita equipe que só servia para fazer numero na F1 antiga. Equipes que nem beiravam o amadorismo, só serviam para colocar em risco seus pilotos e os demais que participavam das corridas. Agora, vamos ver se terão mesmo 13 equipes no ano que vem. Numa época que qualquer crise faz com que montadores revejam seus planos de marketing, a primeira coisa que eles vão cortar são os gastos estratosféricos da F1.

13. Para você seria uma boa idéia a venda e compra de Chassis pelas equipes pequenas?
Resposta: Olha, vejo isso com bons olhos. Porquê é uma via de duas mãos. Do mesmo modo que as novas equipes podem ter um material competitivo a um preço razoável, as equipes fornecedoras passam a ter um campo de análise maior, para fazer melhorias em seus projetos, coisa que o limite de teste imposto dificulta.

14. O Que você achou da Saída da Honda no Final da Temporada passada, e da BMW Sauber ao final dessa temporada, Pra você foi uma saída por causa da Crise econômica ou pelos fracos desempenhos?
Resposta: Acho que foi uma somatória de todos esses fatores. Para essas equipes-montadoras, a F1 é apenas uma propaganda para vender seus carros, nada mais. Ai, juntando a crise mundial e os fracos desempenhos, apesar do grande investimento na F1, fizeram com que essas equipes deixassem a F1.

15. Quais das novas equipes têm mais condições de fazer um bom trabalho em 2010. (USF1/Manor/Campos/Lotus).
Resposta: Ainda é um pouco cedo para saber qual das novas equipes se sairá melhor. O que eu acho é dificilmente essas equipes vão lutar por vitórias, pois até agora não se sabe quem vai pilotar para esses times e nem como está o processo de criação dos carros. Mas como haverá algumas alterações no regulamento para o próximo ano, podemos ter algumas boas surpresas (é só ver nesse ano a Brawn, que a menos de 2 meses antes de começar o campeonato, ninguém acreditava na sua participação).

16. O que você esta achando desse escândalo da Equipe Renault de ter feito o piloto Brasileiro Nelsinho Ângelo Piquet bater de propósito para favorecer o seu companheiro de equipe o espanhol Fernando Alonso ter a possibilidade de vencer o GP de Cingapura de 2008?
Resposta: Acho muito decepcionante para a F-1. Sabemos que jogo de equipe sempre aconteceu na F1 e sempre acontecerá, mas acho que chegou num nível absurdo. Uma vergonha para o automobilismo e para a F1.

17. Qual Seria a punição Ideal para Flavio Briatore, Pat Symmons, Nelsinho Ângelo Piquet e Fernando Alonso?
Resposta: Considero a punição dada ao Briatore e a Symmons justa. Com relação ao Nelsinho, acho sim que ele deveria receber uma punição. Pois ficou um clima de impunidade, tanto para ele como para a Renault. Acho que talvez a suspensão dele por um ano e uma multa para a Renault estariam de bom tamanho. Sobre Fernando Alonso, ainda estou em dúvidas se ele merece algum tipo de punição. Apesar de ele ter sido o maior beneficiado desse esquema, não sei se ele realmente sabia de toda a armação e também seguindo o mesmo raciocínio que levou a absolvição do Nelsinho, já que a FIA disse que o espanhol se prontificou a ajudar nas investigações, não haveria sentido em puni-lo.

18. Faça-Me uma breve retrospectiva sobre o que se passou até agora dessa temporada? E me diga, quem é melhor no geral: Button ou Barrichello?
Resposta: Olha, acho que as 6 vitórias em 7 corridas do Jenson Button já dizem por si só. Mesmo ele vindo com desempenhos abaixo da média e com o Barrichello numa fase atual melhor, o começo de campeonato arrasador é preponderante para eu dizer que no geral, o Button foi melhor até agora. Mas tudo isso pode ser desprezado caso ele não consiga ganhar o campeonato, algo que, na minha opinião, não acredito que aconteça.

19. Sobre Felipe Massa, quando ele poderia chegar nesse momento ao ápice em termos de resultado nessa temporada, ele sofre aquele acidente esquisito no GP da Hungria, depois de um acidente que poderia ter custado à vida e que fez ele parar de correr por um tempo, será que ele vai voltar a ser o mesmo Felipe Massa de antes do acidente ou vai acabar sendo um piloto bem menos arrojado e até menos competitivo que antes?
Resposta: Não sei se ele poderia alcançar muita coisa nesse campeonato. A Ferrari, depois de vários anos lutando pelo campeonato, errou na mão na hora de construir o carro deste ano. Os resultados que o Felipe e o Raikkonen alcançaram este ano estão muito acima do que à equipe poderia imaginar, é só ver o rendimento dos substitutos do Felipe para termos uma idéia. E com relação ao retorno dele, imagino que quando ele colocar o capacete e sentar num carro de F1, ele vai esquecer tudo o que aconteceu e só vai pensar em acelerar fundo.

20. Rubens Barrichello que começou o ano com dificuldades no seu carro e na equipe, e isso fez que o inglês abrisse 26 pontos para o veterano brasileiro de 37 anos, porem Button não corre com a mesma forma que antes, e ver sua liderança ser ameaçada cada vez mais e hoje a vantagem esta em 14 pontos, Rubens Barrichello tem chances, ou melhor, tem mais chances de Campeonato nesse momento que Jenson Button?
Resposta: É o que eu disse, as vitórias do Button no começo deram a ele uma enorme vantagem para ele. E com o decorrer do campeonato, em que as coisas ficaram mais niveladas com outras equipes brigando por vitórias, ficou muito mais cômoda a situação dele.

21. Com essa queda repentina de Jenson Button, o piloto que julgavam imbatível no inicio de temporada, que nas últimas seis corridas fez somente 19 pontos contra os 31 que Rubens Barrichello fez nesse período. Em Sua opinião, será que os ingleses são os que sentem mais esse tipo de pressão do que outros paises?

Resposta: Eu acho que não é algo exclusivo de um determinado país. O que eu acho é que no caso do Button é mais cautela mesmo. É tipo aquele jargão do futebol de “jogar com o regulamento debaixo do braço”. No caso do Hamilton, eu acho que o fator que mais pesou foi o título de 2007 que ele perdeu e foi duramente criticado por correr arrojadamente, sem pensar em administrar a vantagem que tinha no campeonato e que no ano seguinte, em 2008 quase custou o título por ter andado sempre num estilo mais conservador, principalmente em Interlagos, onde conseguiu aquela ultrapassagem na última curva. Esta certo que esta é a nona temporada do Button na F1 e a terceira do Hamilton, mas eu acho precipitado dizer que os pilotos ingleses não suportam a pressão de conquistar um campeonato.

22. Hoje, qual é o melhor piloto da Formula 1 na atualidade, em termos emocionais, de velocidade e de técnica?
Resposta: Olha, esta é uma pergunta difícil de responder. Porque para julgar este ou aquele piloto o melhor, não é só ver quem esta na frente na classificação do campeonato. É preciso ver também como está o rendimento do seu carro e como está se saindo seu companheiro de equipe. Por isso considero hoje dois pilotos que estão pilotando muito são Nico Rosberg e Fernando Alonso. O Rosberg porque, com o medíocre carro da Williams com motor Toyota, está andando na frente dos pilotos da equipe nipônica e vem se destacando desde a última temporada e o Alonso está levando a carroça francesa nas costas e mesmo que equipe só dê atenção a ele, seus resultados são surpreendentes.

23. Quais serão os brasileiros acedentes de categorias menores que na sua opinião podem correr na Temporada de 2010?
Resposta: Coloco muita fé no Bruno Senna e no Lucas Di Grassi. Imagino que estes dois são os que mais estão preparados, no momento, para pilotar um carro de F1. O fato de já ter tido algum contato com os carros de F1 fazem deles principais candidatos a pilotarem numa equipe, mesmo com Bruno Senna meio que afastado do meio da F1, correndo de carros da ALMS e do Lucas Di Grassi com um decepcionante 3º lugar no campeonato da GP2. Os demais brasileiros que disputaram a GP2, Diego Nunes, Alberto Valério e Luiz Razia ainda terão que mostrar muita coisa para almejar um lugar na F1.

24. Quem em Sua Opinião seria o melhor para ocupar o cargo de presidente da FIA depois dessa gestão Max Mosley?
Resposta: Não sei se um ou outro seria o melhor presidente da FIA. Ambos têm suas virtudes e seus pontos fracos. O ideal seria os dois trabalharem para fazer uma FIA mais democrático, com novas idéias e com o foco não só na F1, mas também nas categorias de acesso e principalmente dar suporte as federações de automobilismo de cada pais em seus campeonatos e manutenção dos circuitos. É só ver a situação da CBA hoje, que só dá atenção para a Stock Car e a F-Truck, deixando de lado outras categorias tão importantes para a formação de pilotos.

Deivison: Deixe seu recado e seus agradecimentos Vicente:

Vicente: Agradeço a você, Deivison pela oportunidade de comentar sobre um assunto que eu gosto muito, que é o automobilismo e relembrar de momentos em que o automobilismo foi marcante em minha vida. O fato de eu ter nascido numa época de glórias na F1 fez, com toda certeza, me tornar um apaixonado pela velocidade.

Deivison: Valeu foi um prazer entrevistar você.

Vicente: Um abração pra você! E muito obrigado acima de tudo por ter aceitado a entrevista.

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