Entrevistado: Ricardo Espigado
Entrevistador: Deivison da Conceição da Silva

Iremos entrevistar o Homem mais sustentável que já entrevistamos. Apresentador do Jornal interativo, do Sustentável S.A. e do programa Comando Latino no Canal allTV vamos entrevistar Ricardo Espigado.

1. Ricardo Espigado, Fale desde de quando surgiu a sua luta por um mundo sustentável e quem incentivou você a fazer isso?

Resposta:Deivid, meu primeiro contato pra valer com sustentabilidade foi em uma palestra feita pelo Eco-economista Hugo Penteado, uma referência no tema, escreveu livros e faz parte da equipe que no Banco Real criou todo o conceito de “banco sustentável” e que revolucionou a forma como as empresas lidam com sustentabilidade. Depois disso acabei participando de workshops, também pelo Banco Real, onde convidavam representantes de seus fornecedores e a empresa onde trabalho é fornecedora gráfica do Banco. Eles chamavam isso de “a grande corrente do bem”, pois não havia uma pressão de que os fornecedores eram obrigados a terem ações sustentáveis, mas eles sabia convencer que isso era bom e dessa forma, esses fornecedores também faziam o mesmo com os seus próprios fornecedores e isso ia se espalhando entre os funcionários, foi uma senhora escola essa.
Depois disso comecei a apresentar um programa especificamente sobre o tema e em pouco mais de 2 anos com o programa principal e com as colunas do Sustentável S.A. no Jornal Interativo, aprendi muito mais e continuo aprendendo dia-a-dia, o caminho é esse, ter humildade para saber que neste tema ninguém sabe tudo e tudo precisa se visto, revisto e reaprendido ... sempre.

2. Por que o mundo esta entendendo só agora que é preciso ser sustentável para que não podemos comprometer o planeta, será que interessa aos governantes que o planeta seja insustentável?

Resposta:Considero que ainda é interessante para alguns governos e segmentos de mercado a insustentabilidade ... mas isso é uma era que está chegando ao fim.

3. A Sustentabilidade pode ser útil em quais áreas da nossa sociedade?

Resposta:Na verdade a sustentabilidade precisa ser útil em todas as áreas, para todas as pessoas. Novos negócios são criados, novas tendências ocorrem e principalmente se começa a ter noção que ser sustentável pode ser sim um grande negócio, promissor, lucrativo e correto.

4. O que acha da tecnologia sendo usada para se criar novas armas para matar, destruir pessoas e cidades, não está na hora do mundo criar coisas benéficas para ajudar a humanidade?

Resposta:Já está na hora da humanidade mudar tantas coisas, tantas tradições incoerentes, tantos conceitos retrógrados. O fato é que o ser humano tem um enorme dom de criar, e isso muitas vezes é utilizado para o mal. No mundo de hoje, guerras religiosas e políticas são inadmissíveis. Enquanto pessoas morrem de fome, sede, doenças por falta de saneamento, gasta-se bilhões com guerras inúteis e sem nexo algum.

5. A Tecnologia e a natureza podem conviver juntas ou essa união é uma utopia?

Resposta:O grande desafio do homem é gerar ENERGIA de forma sustentável. Nossa tecnologia demonstra claramente que isso já é possível, portanto, podemos sim afirmar que as duas podem andar em perfeita harmonia ... não há duvidas, o que há são interesses obscuros de grandes lucros pois muitas vezes para que essa harmonia exista, é necessário maiores investimentos em produção e isso significa lucros reduzidos. Veja bem, eu disse lucros REDUZIDOS, não prejuízos ... ai a ganância ainda fala mais alto.

6. Sustentabilidade gera mais benefícios para a natureza, Agora falando sobre Carros, será que as tecnologias sustentáveis não podem ser aplicadas para o Automobilismo e os esportes a motor?

Resposta:Eu acho que é o contrário, serão os esportes a motor que farão as tecnologias verdes surgirem e amadurecerem. Exemplo claro disso é a F1, que implantou um sistema de acumulo de energia conforme se utilizam os freios. Então temos que buscar soluções nestes esportes e não aplicar o que já se conhece nessas categorias.

7. Ricardo Espigado, O que acha da Formula 1, você acha que ela é importante para o desenvolvimento de tecnologias no desenvolvimento de novos automóveis?

Resposta:Toda e qualquer categoria que se preste a colaborar com o desenvolvimento tecnológico deve ser respeitada e apoiada. A F1 está se enquadra neste conceito por isso é importante sim !

8.O que acha da Formula 1 Atual introduzindo o Kers em seus carros faz já algum tempo, essa energia aproveitada do gasto de energia de outros componentes do carro é benéfica para todos?

Resposta: Claro, sem dúvida, como disse anteriormente, a F1 implantou isso e o amadureceu a tal ponto que hoje pode ser utilizado nas frotas de veículos das grandes cidades. Só isso já faz uma gigantesca economia de combustível.

9. Qual o seu conceito de um campeão na Formula 1, É Aquele que mesmo perdendo corridas e não conseguindo ser campeão do mundo Mas sempre jogando de forma limpa ou um multicampeão do mundo que ganha várias corridas mas joga sujo na pista, além das regras da ética?

Resposta:Eu sou de uma poca mais romntica, onde o piloto ganhava por seu brao, no s por seu equipamento. O Schumacher pode ser bom, mas o que achou MUITO a ser tantas vezes campeão foi uma máquina que fazia quase tudo por ele. Depois que ele voltou e já não havia tantos recursos, ele se transformou em um piloto “comum”, claro a idade pesou, mas ele mostrou o que seria se seu carro não fosse tão “faz-tudo sozinho”. E quanto aos “sujos”, esses sequer merecem citação, a F1 foi contaminada por “esportistas” assim e parte da queda de interesse na categoria se deu por causa desses jogos de equipe e “sujeiras” de alguns.

10.O que acha de Campeões mundiais dando exemplos errados para as crianças que vem eles como ídolos? Será que um campeão tem que ser um tremendo de um mal Caráter e Anti-herói?

Resposta:Eu sempre tenho como base que uma pessoa deve ser vista como um todo, não em fatias. Um esportista é bom quando seu profissional e seu pessoal são bons juntos. Ser bom piloto e uma péssima pessoa faz com que este cidadão para mim perca seu valor. A pessoa tem que ser completa, não pela metade.

11.O que acha dos nossos campeões mundiais, Fale sobre Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e de Ayrton Senna?

Resposta:Eu não vivi a época do Fittipaldi, mas tenho boas referências dele como pessoa e como profissional. Ayrton Senna, sem comentários, como pessoa que sempre ajudou aos demais e exigindo sigilo nestas ações mostra o que é ser bom sem querer ostentar e como piloto, é minha referência, tantas corridas que vi e que ele mostrou ser SIM O PILOTO, levando no braço um carro com problemas de câmbio, até o final, porque queria quebrar o tabu de nunca ter vencido em casa ... isso é para poucos. Deixando claro que não podemos aqui “endeusar” as pessoas, todas, sem exceção, tem seus defeitos e qualidades, mas nestes casos que citei as qualidades ultrapassavam e muito os seus defeitos pessoais.

12. Espigado, se você Fosse dono de equipe na Formula 1, iria se utilizar do jogo de equipe ou iria seguir um caminho ético de não ter ordem de equipe na sua equipe?

Resposta:Deivid, eu acho que temos que dançar conforme a música. Não adiantaria nada eu seguir meus ideais e as demais equipes se utilizar dessa artimanha. Minha equipe sairia em desvantagem e com certeza seria “expulsa” da categoria ... mas não tenha dúvida que eu seria o primeiro a levantar a bandeira e lutar por jogo limpo, para que todas seguissem o que a meu ver é correto.

13. O que você diria de Bernie Ecclestone que já fez elogios a Ditadura, que já elogiou a Hitler, que odeia a democracia e que fez da Formula 1 o que ela é hoje?

Resposta:Como disse, há determinadas pessoas que não precisamos comentar. Elas já mostram por si só o que são.

14. Para você, Qual o melhor piloto da Formula 1 atualmente?

Resposta: O Fernando Alonso é um forte candidato a este título ... leva um carro não tão competitivo ao pódio quase sempre. O Vettel também é muito bom, mas tem seu carro a favor, por isso o Alonso leva vantagem. Veja bem, me perguntou de profissional, respondi sobre piloto.

15. Em 2007 tivermos o escândalo de Espionagem da Mclaren sobre a Ferrari, Em 2008 aquela batida do Nelsinho para favorecer o Alonso naquele Episódio do Cingapura Gate que vai fazer 5 anos daquela vergonha, Em 2010 tivemos a Ferrari fazer o jogo de equipe que naquele ano era proibido e a FIA fez o Favor de rasgar o Regulamento não punindo em nada a equipe italiana. Ricardo, não esta na Hora da Formula 1 dá uma conduta totalmente correta a sua competição sob risco de perder a credibilidade, perder público e perder os patrocinadores que são tão necessários para manter o espetáculo?

Resposta:Isso já vem perdendo há anos e será natural ser esvaziada cada vez mais se estes escândalos perdurarem e se intensificarem.

16. O que acha das pessoas que ridicularizam a Rubens Barrichello que fez uma respeitável carreira, Porque esse povo faz isso e será que não chegou a hora de respeitar uma pessoa tão simpática, tão gente boa como ele?

Resposta:O Rubens seguiu o que foi orientado e aceito isso, dançou conforme a música, talvez esta seja a questão. Não o recrimino e o acho um dos pilotos mais queridos da categoria até hoje, todos o admiravam, mas aceitou algumas coisas que para o povo talvez não fosse tão correto.

17. O que acha de Nelson Piquet Falar os palavreados do jeito que Fala, A Frase que eu uso para ele é Verdadeira: "Foi um grande campeão, Extremamente Técnico e Fantástico, Mas como Falador um poeta quando esta calado!"

Resposta:Mais uma pessoa que não é necessário falar, um dos que são pessoas pela metade.

18. O que você diria sobre Ayrton Senna?

Resposta:Já respondi acima Deivid. O melhor dos melhores.

19. Me Fale sobre a sua relação com a Espanha, E me fale o que achou das vitórias do Alonso em 2012 em Valência e em Barcelona em 2013, Aquela torcida vibrando com a vitória de seu ídolo, de seu herói nesse momento tão difícil da Espanha?

Resposta:Eu sou descente de espanhol. A Espanha é meu segundo país, minha segunda cultura. Alonso é para a Espanha hoje o que foi o Senna na época para o Brasil, um país devastado, em crise, que precisava de um ídolo para admirar. A diferença é que a Espanha tem hoje muito mais ídolos, em diversas esportes, que podem ser admirados. O Brasil sequer a seleção de futebol tinha na época.

20. Ricardo Espigado, O que acha de Felipe Massa, será que não esta na Hora de Sair da Formula 1? Será que ele não precisa de novos ares, porque Velocidade ele esta mostrando, parece esta 100% recuperado do acidente que ele sofreu em 2009 que deixou ele parado por 8 Meses das corridas ou temos que aceitar que ele é ou sempre foi um piloto Limitado?

Resposta:Ele está fazendo o mesmo que o Barrichello, e enquanto tiver espaço na categoria, ele vai seguir sua carreira.

21. O que acha de todas as equipes terem um chassi padrão para todas elas, Seria uma forma mas eficiente de baixar os custos e nivelar as equipes para que todas elas sejam competitivas, E de quebra o talento dos projetistas pode ser mais testados ainda até por que eles terão de quebrar a cabeça numa solução de peças aerodinâmicas que se adapte melhor ao estilo do piloto e que essas peças deem um ganho maior do que as peças da concorrência. Você Seria a Favor disso?

Resposta:Pelo contrário, acho que a padronização limita a criação, limita a evolução das tecnologias. Cada equipe deve ter sua equipe e ganhar e perder será o resultado desta criação.

22. O que acha do nosso país não investir em Esportes como o Automobilismo e em contrapartida temos tanto dinheiro indo para o Futebol, Copa, olimpíadas e para a corrupção, Será que nós estamos com a Razão para o Brasil tenha um investimento forte ou é essa gente sódica que só olha para o Futebol que esta com a Razão e a gente é um bando de loucos mesmo?

Resposta:É uma das tradições que precisam ser mudadas. O Brasil tem excelentes esportistas, em diversos esportes, precisamos dar mais valor aos outros esportes. O futebol é no mundo todo uma máquina de dinheiro, taí o Barcelona, o Real Madrid, o Chelsea e tantos outros que são riquíssimos, mas os outros países dão valor aos outros esportes também.

23. Para você o que é Latinidade?

Resposta:É toda uma cultura que guia os diversos países latinos. É o jeito mais caloroso, o jeitinho que os demais povos não tem, a sensualidade, enfim, é o que norteia estes povos. O restante são particularidades de cada país e que os fazem diferentes um dos outros.

24. Hoje a comunidade latina tem um grande programa sobre esse mundo na Alltv, Fale mais sobre o Comando Latino que esta perto de fazer um ano de história no qual eu faço também parte dessa história com toda a minha modéstia.

Resposta: “Grande programa” são suas palavras ... hehehehe ... o Comando Latino é mais um filho meu que a allTV abraçou e apoiou e hoje está fazendo sucesso no Brasil e no exterior. Sabe que os programas que estão à disposição no youtube são mais vistos na Argentina e na Espanha que aqui mesmo no Brasil? E isso que o programa é em português. Então isso me enche de orgulho, de saber que este meu filho tá “bombando” no mundo latino. E o espectador, como os que estão no chat toda semana, você incluído ai, fazem a diferença.

25. O que você acha dessas touradas, desses rodeios em que o cara tem que ficar no touro 8 segundos, linhas de Galo, Ou seja, cortejar tradições que custam sofrimento aos animais?

Resposta: Faz parte das tradições sem nexo que precisam sumir. Vergonhosas nos dias de hoje.

 

26. Em uma palavra ou em uma frase o que você diria de cada um deles:

Bernie Ecclestone: Devemos ignorar !

Max Mosley: Fez parte da história da F1

Renato Loeb: Um grande jornalista que precisa de uma chance para mostrar ao mundo o que pode fazer !

Fernanda Lucena: The Voice .... hehehehehe ... outra grande profissional

Alltv: A casa que acreditou em mim e que me lançou. Mesmo um dia estando longe, guardarei na alma minha raiz. Queria muito vê-la no topo novamente!

Automobilismo: Fascinante

Natureza: Deveria ser nossa meta de presente e futuro! Sem ela, não existiremos.

Sustentabilidade: A ferramenta para que a humanidade possa se salvar.

Latinidade: Meu sangue, minha cultura.

Espanha: Meu país de coração.

Rubens Barrichello: Bom ser humano.

Nelsinho Piquet: Devemos ignorar !

27. Quais dos cantores que você já conheceu por causa do comando latino você mais gostou e por qual motivo? Aquele que você convidaria para um final de semana em sua casa.

Resposta:Tive a sorte de conhecer só gente boa ... hehehehe ... Manuel Carrasco é uma pessoa indescritível, David Bisbal um cara para dar muita risada, a Liliana Maturano (Tormenta), uma mulher de muita fibra e gentileza. Convidaria a todos para um final de semana e faria como o Faustão ... a Pizza do Espigado ... hehehehe

28. Como você ver essa situação caótica na Espanha, O que se pode mudar para essa situação melhorar e quando ela vai melhorar?

Resposta: Uma pena, mas prevista. A economia do mundo precisa mudar seus conceitos, pois senão novas crises virão !!!! A economia hoje está separada da natureza e das necessidades humanas mais básicas. Não tem como a economia de hoje seguir adiante.

29. O que acha dos Estados Unidos espionando a América Latina? será que uma precaução pura para não temos um novo e lamentável ataque terrorista ou é uma descarada invasão de domicílio que o Tio Sam Faz com os povos das Américas?

Resposta:E você esperava algo diferente, Deivid? Algo diferente de um país que usou a bomba atômica contra seu inimigo na época para mostrar soberania bélica e por décadas se manteve assim com esta ameaça “velada”, mas nenhum outro país pode ter a bomba, pois dá insegurança mundial. O que esperar de um país que foi aliado de Bin Laden outrora e depois virou inimigo, ao bel prazer de seus interesses. Esperava algo diferente de um país que bate no peito pra dizer que é o mais rico do planeta mas dá as costas a países da África, que não tem petróleo descoberto ? Eu não esperava nada diferente. E tem tantas outras coisas que iremos descobrir com o tempo. Eles se tornaram grandes agindo assim, agora seu império começa a ruir.

30. Você acha que as mulheres podem correr no Automobilismo e será que teremos uma mulher com condições de ser campeã mundial de Formula 1 ou de alguma categoria importante no Automobilismo?

Resposta:Atenção para o que vou dizer, para não ser considerado machismo. Eu não acho que em esportes, seja qual for, homens e mulheres devam estar juntos. Futebol masculino é diferente do feminino. Se juntar, as mulheres são desfavorecidas por causa da força, é diferente. Vôlei, a mesma coisa, atletismo, idem. No automobilismo, acho igual ... os homens tem uma forma de guiar diferente das mulheres, elas são mais no jeito que na força, assim, concordo em termos uma categoria para as mulheres, sem problema algum, como no futebol, no vôlei, etc ... mas juntar, não vejo bom para as mulheres, que saem desfavorecidas pela “selvageria” dos homens ... hehehehehe.

31. O que achou das passeatas nas ruas, dos manifestos que tomaram conta do Brasil nesse mês de Junho, Será que o Gigante acordou mesmo de vez ou foi só um momento de Revolta?

Resposta:Assim espero, Deivid. O que me preocupa hoje são os vândalos que se misturam com as pessoas pacificas para depredar e assim esvaziam as intenções das manifestações. Do mais, é valido e já tinha passado da hora de acontecer. O Brasil precisa de gente honesta, de crescimento verdadeiro, desatar os nós que emperram o país, os políticos precisam ser renovados.

32. O que acha desse sistema de governo que temos no Brasil? Não esta na Hora de trocar essas estruturas velhas que tentam sempre pintar para falar que estão novinhas em folha mesmo estando enferrujadas?

Resposta:Sim, sem dúvida, mudar a forma de fazer política. E isso não só no Brasil não, Deivid, no mundo todo. Todas as estruturas políticas se mostram desgastadas, precisamos encontrar novas fórmulas.

33. Descreva quem seria Ricardo Espigado?

Resposta: Ricardo Espigado é um alguém que apenas quer deixar uma marca positiva no mundo que está passando. Quero que as pessoas admirem meu trabalho e o conteúdo que ele pode trazer à sociedade. Quero ver o mundo dos meus filhos melhor que o de minha geração, quero ter feito parte da geração que iniciou a revolução na forma de interagir com a natureza. Quero ter sido o exemplo de ser humano para meus filhos. Será que estou querendo muitas coisas para uma vida só ?!?! hehehehehehe.

Ricardo, muito obrigado pela entrevista e que você continue tendo esse sucesso que você tem, que seu comando latino cresça ainda mais em número de fãs e admiradores e que o mundo possa daqui para a Frente começar a se tornar sustentável. Muito obrigado.

Eu que agradeço esta oportunidade, fiquei super feliz quando me convidou para esta entrevista pois gosto muito do seu trabalho e das conversas que sempre trocamos, admiro seu caráter, suas iniciativas, sua forma de enxergar o Brasil e o mundo de hoje. Sei que vc está galgando bons frutos para sua carreira e te verei vitorioso em breve, tenho certeza disso.

free counters